A formação do professor de idiomas

Muitas vezes em suas trajetórias de aprendizado, pessoas se conectam com um idioma de tal forma que decidem se dedicar a ele em tempo integral. Por vezes, a melhor forma de alcançar esse objetivo é unindo o útil ao agradável e transformando esse idioma em uma fonte de renda.

A formação de um professor de idiomas pode ser vasta e diversificada e o que a determina são os públicos e instituições que esse profissional deseja atender. Professores universitários não passam pelos mesmos processos de professores dos chamados “cursos livres”, ministrados em escolas de idiomas, por exemplo.

Para aqueles que trabalham com aulas particulares as possibilidades são infinitas, pois pode-se explorar todos os cursos e plataformas disponíveis e absorver o máximo de todas elas sem limitar-se às metodologias e padrões exigidos pelas escolas.

Tomando como exemplo a formação em Língua Inglesa, as opções vão muito além do curso de Letras. Atualmente, as escolas de idiomas fornecem cursos próprios de capacitação baseados nos métodos utilizados por elas. A CCAA, grande representante do mercado de idiomas do Brasil, oferece em seu Teacher’s Course (Curso para professores) aulas semanais de 1h30 e tem duração de, em média, doze meses. A Faculdade Cultura Inglesa possui cursos de graduação e pós-graduação, além de Extensão Universitária. Além desses dois exemplos outras escolas aderiram à nova tendência.

Cambridge, uma reconhecida instituição inglesa, oferece cursos preparatórios e certificações destinadas exclusivamente a professores, como o CELTA (Certificado para ensinar Inglês a falantes de outras Línguas – em tradução livre), TKT (Teaching Knowledge Test) e CELT–P (Certificado do ensino de Inglês – Primário), além de outros que atendem as mais diversas estruturas de ensino.

Com a tecnologia, a possibilidade de estudar se tornou algo muito mais tangível, mesmo para aqueles professores que não dispõem de tempo para ir a uma instituição. Há uma infinidade de cursos online à disposição e estes fornecem a mesma certificação de cursos presenciais. O Instituto Minsdset oferece cursos para formação de professores em diversos idiomas e oferece aulas online com acompanhamento constante.

Tornar-se um bom professor nunca foi tão possível. As alternativas são inúmeras. Os cursos preparatórios e de formação são excelentes ferramentas para deixar o profissional apto a atuar no mercado. Além disso, as certificações dão credibilidade e passam segurança para novos alunos, principalmente para aqueles que buscam aulas particulares e não contam com a suposta garantia de qualidade e metodologia oferecida por instituições e escolas.

Para mais informações sobre as certificações para professores de Cambridge acesse:
http://www.cambridgeenglish.org/pt/teaching-english/teaching-qualifications/

Por:Fernanda Lopes